Já conhece as propriedades do pinhão?

O pinhão é uma semente comestível de pinheiros no gênero Pinus. É tão consumido no inverno na região Sul do país que já virou tradição regional.

Por ser um alimento rico em proteínas, fonte de gordura de boa qualidade, fibras alimentares, vitaminas, minerais, ter ação antioxidante e muito sabor, é considerado um alimento muito rico e nutritivo.

Pode ser utilizado em uma variedade de receitas e de diversas formas e consistências, como torrados, amanteigados, triturados, misturados em ensopados, saladas, molhos ou usados como fonte principal da receita como purês, suflês, sopas e etc.

Os pinhões costumam ter uma curta vida útil (em torno de 3 a 4 meses), devido ao seu alto teor de óleo, porém, é considerado uma fonte de gordura saudável, sendo ela mono e poli-insaturada, mas não deve ser consumido em excesso.

Para evitar que as nozes de pinho fiquem rançosas, elas devem ser armazenadas na geladeira ou usá-las rapidamente. Você também pode comprar pinhão sem casca em algumas partes do mundo.

Efeitos Colaterais do Pinhão:

Reação alérgica: Pessoas com alergias ao amendoim ou alergias a outras nozes podem ter uma reação alérgica ao pinhão. Se você tem alguma alergia a noz, verifique com seu médico antes de consumir pinhão seja in natura ou seu óleo.

Gosto amargo: Algumas pessoas relatam um gosto amargo em sua boca depois de comer pinhões. Esse sintoma geralmente desaparece por si só em alguns momentos ou pode durar um pouco mais.

Não deve ser consumido em excesso, pois, devido a sua concentração de gordura se torna um alimento mais calórico.

Receita – Molho pesto de pinhão

Quem nunca fez pinhão e teve sua sobrinha de pinhão cozido ou assado? É tão bom que acabamos sempre fazendo em maior quantidade, não é mesmo?
Essa receita é uma boa alternativa de aproveitar os pinhões já cozidos que não foram consumidos antes que estrague, além de simples e fácil de preparar, ela fica uma delícia.

Ingredientes:
1 xícara de 240 ml de manjericão fresco lavado
1/2 xícara de pinhão cozido e descascado
1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
1 dente de alho descascado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Um punhado de queijo parmesão ralado (opcional)

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes muito bem batidos no processador, mini processador de alimentos ou até no liquidificador (neste caso muda um pouco a consistência, mas também é válido).

Pode ser utilizado em pães, carnes, massas, saladas, aperitivos e conforme sua criatividade permitir!

 

Imagem ilustrativa: pixabay.com