Você sabia que o abacate tem alto valor nutritivo?

Período de safra: Normalmente de fevereiro a junho

O abacate por muito tempo foi considerado um vilão devido ao seu valor calórico, porém, se trata de uma fruta de alto valor nutritivo, fonte de uma variedade de vitaminas e minerais, além de ser rico em fibra e gordura de boa qualidade, o que fez com que o abacate de uns tempos pra cá começasse a ser visto com outros olhos por muita gente.

A gordura do abacate é considerada boa por ser rica em ômega 9, um ácido graxo anti-inflamatório muito potente que auxilia a regularizar o metabolismo, diminuindo o colesterol “ruim” (LDL ) e evita doenças cardíacas.

Sendo esta fruta fonte de fibras, ela auxilia o bom funcionamento do trato gastrointestinal e provoca maior sensação de saciedade.

O abacate também é rico em beta-sitosterol, substância que age como um anti-inflamatório natural, possui função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, além de reduzir os níveis de glicose e cortisol (hormônio do stress).

Sabendo consumir este poderoso alimento com moderação, ele não só não compromete o valor calórico diário, como faz muito bem para saúde.
Pode ser consumido de diversas formas e texturas. Combina bem com saladas, cremes, sobremesas, vai bem como acompanhamento de pratos quentes e como o famoso guacamole.

Maionese de Abacate
De sabor neutro e bem leve, a receita de maionese de abacate é deliciosa, além de rica em sabores e muitos benefícios para a saúde. Vai bem como molho de saladas, com vegetais, carnes e como acompanhamento de diversos outros pratos.

Ingredientes:
Polpa de 1 abacate médio;
1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem;
Suco de 1 limão;
1 col sopa de mostarda Dijon (opcional);
1 Colher (chá) de sal;
1 Pitada de pimenta do reino;
1 dente de alho.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos o azeite);
Vá acrescentando o azeite aos poucos e batendo, até virar um creme homogêneo.

Duração: Até 3 dias na geladeira, porém, o ideal é consumir no mesmo dia (devido ao escurecimento da fruta por oxidação).

Bom apetite!

 

Imagem ilustrativa: pixabay.com